sábado, 25 de maio de 2013

Bife é coisa séria......

                                Nesta terra, o Bife está por todo lado. A começar pela expressão "Tás feito ao bife", que é algo como dizer que alguém está em apuros, com problemas. É uma expressão tão corriqueira, que virou também nome de restaurante, o Feito ao Bife, em São João do Estoril, e claro, tem como especialidade o bife, de muitas formas e até mesmo como o tradicional Bitoque.
                                O Bitoque, aliás, é aquele prato semelhante ao PF (Prato Feito) brasileiro, unanimidade nos restaurantes do dia a dia espalhados nesta terra, pois dificilmente um lisboeta pode se dar ao luxo de ir almoçar à casa. O Bitoque consiste num Bife, acompanhado de batatas fritas e um ovo estrelado por cima. Em alguns casos, acompanha também arroz e por vezes também uma saladinha. Eu adoro um bitoque!!!!
                                    A mesma expressão, serviu também de inspiração para um programa televisivo. Assim existe o Feitos ao Bife na TV, onde neste caso, bifes nenhum são comidos, mas os concorrentes passam por inúmeras provas de talentos....talvez para que se veja quem estará "feito ao bife", caso não cumpra com o que lhe foi atribuído....
 
                                     E quando o assunto é o bife propriamente dito, é fácil se encontrar discussões sobre o tema, ranking elegendo os melhores, os clássicos dos clássicos, os molhos que os recobrem, suas histórias e seus segredos, e até existem as homenagens. Por exemplo, num restaurante que eu conheço, um dos pratos passou a levar o nome de um cliente assíduo que pedia sempre o seu bife com muito alho esmagado. E ele passou a constar do cardápio com o nome do simpático Senhor, o "Bife à Durão" . E aí está a prova.....Seu Durão, queridíssimo, já partiu, mas eternizou o seu nome em forma de bife. E dos bons!!!!
 
                                   No quesito diferente, eu voto no Bife na pedra, este aqui considero uma excelente solução para acabar com a aflição dos Chefs de cozinhas que tentam acertar o ponto dos bifes dos clientes que não conseguem se definir em relação aos mesmos. Assim, o bife vai cru para a mesa, rodeado de temperinhos e com guarnições, e junto sobre uma tábua de madeira, chega uma pedra extremamente quente, onde o próprio cliente vai "passando" o seu bife. Genial!!!!!!
 
 


                                   Bem, com tantas maneiras de se olhar para um simples bife, a minha sugestão é degustá-los e dar a sua nota de forma a participar deste animado ranking.  Não faltarão restaurantes maravilhosos  para visitar, e geralmente com porções bem generosas! Bom apetite.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário