quinta-feira, 18 de julho de 2013

Verde que te quero verde...

                         
                         Quando meu amigo Luiz Paulo me ligou para fazer uma caminhada com ele ao final da tarde, aceitei de imediato, pois ultimamente, não perco uma oportunidade de fazer algum tipo de exercício, para diminuir a culpa (e quem sabe o peso) das minhas comilanças. Ele me avisou que iríamos até Monsanto. Acreditei que era uma espécie de pegadinha, pois no meu imaginário, Monsanto, este enorme parque dentro de Lisboa, estava a milhas de distância da minha casa. apesar disso, aceitei, preferi acreditar que ele ainda queria voltar para casa vivo comigo ao lado.
 
 
                                   Para meu espanto, existe logo por trás do Parque Eduardo VII, portanto em cima do meu apartamento, uma espécie de trilha, muito bem montada, que segue verdadeiramente até Monsanto, por meio de praças, passadeiras elevadas e grandes prédios. Fantástico! E olha, a distância não chega a ser assim tão grande como imaginei a princípio.
 
 
                                    Fiquei particularmente surpreendida por ter visto, no meio de uma praça, uma horta, extremamente bem cuidada, com muitos legumes e verduras sendo cultivados. Ali, em pleno espaço público. Fiquei curiosa, e Luiz me explicou que trata-se de um projeto da prefeitura de hortas comunitárias. A-D-O-R-E-I!
 

 
 
                                   Estas hortas comunitárias são, para mim, uma ideia fantástica. É um projeto onde pessoas da comunidade com baixa renda, concorrem por uma área pré-determinada, e a partir de então passam a ter o direito de explorar este pedacinho de terra para fazer sua produção.

 
                                   As pequenas mudinhas são então distribuídas, e nestes espaços ociosos dentro da cidade, inicia-se o cultivo das mesmas, fazendo com que muitas famílias tenham acesso a uma alimentação barata e sobretudo saudável, por serem orgânicas. Achei realmente uma ideia fantástica, dessas que merecem ser copiadas! Eu adoraria vê-la ser executada em todo lado.
 
 

                                        Numa simples caminhada, ideias são apresentadas ao vivo e a cores! E eu acho extremamente enriquecedor, estas pequenas surpresas surgirem apenas ao virar uma esquina! Basta estar atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário